ROBÓTICA

ADAPTADA

EDUCACIONAL

É com enorme prazer que apresentamos

A Brick Solutions é uma empresa brasileira, especializada em implementar metodologia de ensino, integrando novas tecnologias à educação. Através do ensino de Robótica, preparamos o aluno para encontrar soluções criativas e eficientes, explorando e despertando seus vários talentos intelectuais e sociais, de forma que possa aplicar o aprendizado na sua vida profissional e pessoal.

Através da criação e execução do projeto piloto “Robótica Educacional Adaptada”, que foi realizado em forma de pesquisa de campo, juntamente com  embasamento teórico da neurologia, neurociências, reabilitação e aprendizado, desenvolvemos um conceito do uso dos materiais de robótica apresentados no ensino, para os alunos com necessidades especiais, utilizando adaptações relacionadas aos déficits motores/cognitivos/comportamentais dos alunos, de forma individual com objetivo de inclusão educacional, explorando as habilidades residuais e incentivando o despertar de outras capacidades.

Nosso intuito é criar um ambiente de possibilidades, prazer e encorajamento de forma individual, assistida e adaptada, com base no respeito as limitações de cada individuo.

ROBÓTICA EDUCACIONAL ADAPTADA

Hoje, no Brasil, a Educação Especial assume uma perspectiva inclusiva, ou seja, pressupõe que todos os estudantes devem conviver e compartilhar o mesmo ambiente de ensino e aprendizagem, livres de discriminação injustas de qualquer natureza, participando e aprendendo junto dos demais. Nesse sentido, a escola inclusiva valoriza as potencialidades de cada sujeito e dá condições para que todos aprendam e se desenvolvam integralmente.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Alana em 2019, concluiu que 86% dos brasileiros entendem que as escolas se tornam melhores com a Educação inclusiva, e 76% acreditam que as crianças com deficiência aprendem mais estudando junto com crianças sem deficiência.

Analisando esse perfil de pesquisas a Brick Solutions, uma empresa brasileira, especializada em implementar metodologia de ensino, integrando novas tecnologias à educação, através do ensino de Robótica convencional idealizou, criou e executou um projeto piloto de campo, utilizando os materiais da LEGO® Education com a metodologia Brick Solutions, sendo possivel iniciar o desenvolvimento de um método de
Robótica Educacional Adaptada, visando a implantação deste, com alunos especiais na rede de ensino.

Este projeto foi construido tendo seu embasamento nos artigos cientificos de neurologia pediátrica, neurociências, desenvolvimento intelectual, comportamental e de linguagem, reabilitação e aprendizagem. Junto com os análises qualitativos obtidos durante a pesquisa de campo.

Visando utilizar a Robotica Educacional da Brick Solutions, adequando os materiais em relação ao tamanho, formato, cor, sequencia de montagem e nível de complexidade em relação aos déficits motores, cognitivos e comportamentais de cada aluno especial, desta forma, atendendo de maneira individual suas necessidades, explorando suas habilidades residuais e estimulando a neuroplasticidade adaptativa e dependendo do diagnóstico, a reativa, facilitando a conquista de novas habilidades, gerando aprendizado e consolidando em capacidade. Contudo, influenciando no avanço da
criança dentro da escola, casa e socialmente.

NOSSO OBJETIVO GERAL

O objetivo geral do projeto está relacionado com a inclusão educacional de  alunos especiais nas escolas durante as atividades  tecnológicas, especificamente na robótica educacional. O  foco é utilizar as habilidades residuais de cada aluno,  respeitando suas limitações e tempo, estimulando o sistema Nervoso Central, a reagir frente a cada problema apresentado durante o decorrer da montagem de um material, desenvolvendo novas vias de resolução, gerando melhorias motoras, cognitivas, comportamentais e até mesmo emocionais. Nosso intuito é criar um ambiente de possibilidades, prazer e encorajamento de forma individual, assistida e adaptada.

PERFIL DO NOSSO ALUNO

Nosso Projeto atende as neurodiversidades apresentadas em sala de aula, como por exemplo:

Paralisia Cerebral (Encefalopatia não progressiva da infância)

Para este perfil de aluno teremos que avaliar ou receber o laudo de avaliação de um profissional da equipe multidisciplinar, onde este aluno realiza tratamento, o nivel no Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS). O nível deve estar entre o I e II, com cognitivo preservado. OBS: O nivel III, terá que ser avaliado in loco.

Transtorno do Espectro Autista (TEA) Síndrome de Asperger e os transtornos invasivos do desenvolvimento.

Para este perfil de aluno teremos que avaliar ou receber o laudo de avaliação de um profissional da equipe multidisciplinar, onde este aluno realiza tratamento. O nível deve estar entre o I e II, de preferencia o verbal para o nível II.

Malformações do Tubo Neural (Mielomeningocele, Meningocele, encefalocele)

Para este perfil de aluno teremos que avaliar a parte cognitiva

TDAH (transtorno do deficit atenção com hiperatividade).

Para este perfil de aluno teremos que avaliar o comportamento. Na educação iremos nos deparar com alunos obtendo outros perfis como TOD (transtorno opositor e desafiador), alterações comportamentais e crianças do movimento. Estes perfis de alunos devem passar por uma avaliação

Sindromes (Sindrome de Down)

Para este perfil de aluno teremos que avaliar a parte cognitiva. Outras síndromes serão avaliadas in loco.

BENEFÍCIOS/OBJETIVOS

MOTOR GROSSO

Os ajustes posturais, os pontos de apoio essenciais, o alinhamento biomecânico correto, as adaptações do tronco gerando uma base de equilibrio e estabilidade durante a atividade, geram maior controle para o aluno desenvolver suas funções durante a atividade proposta.

MOTOR FINO

Com uma estabilidade postural adequada o aluno consegue ter foco (visual) no material manipulado (trabalhando na linha média), favorecendo os encaixes e a montagem da estrutura. Esse trabalho trará melhorias nos manuseios de objetos escolares durante as aulas cotidianas e nas atividades de vida diária.

EMOCIONAL

Prazer, amor, alegria; o afeto positivo vem quando o aluno consegue atingir o objetivo proposto e perceber naquele momento que ele foi capaz, que ele conseguiu criar algo, ou transformar algo. Isso aproxima nossos alunos especiais dos outros, onde atingimos uma parte da inclusão.

COGNITIVO

Estimulando foco, atenção, sequencia, forma, cor, geramos uma demanda de estimulo para o Sistema Nervoso Central transformar os estímulos em ações. Com isso iniciamos um treino de concentração, espelhamento e raciocinio

REPETIÇÃO

Estimulando foco, atenção, sequencia, forma, cor, geramos uma demanda de estimulo para o Sistema Nervoso Central transformar os estímulos em ações. Com isso iniciamos um treino de concentração, espelhamento e raciocinio.

A METODOLOGIA ADAPTADA DA BRICK SOLUTIONS É PAUTADA NOS PILARES

Através dos resultados obtidos na prática clínica e conhecimentos teóricos, a Brick Solutions de acordo com a BNCC, implementa, capacita, treina e assessora, docentes de colégios municipais, particulares, estaduais e faculdades, à reconhecer o perfil do aluno, realizar as adaptações necessárias no material, ambiente e postura do aluno com necessidade especial, oferecendo uma aula inclusiva, prazerosa, cheia de oportunidades e descobertas.

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